sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Daniel Dias é carioca!


20091126_SC_5225
Upload feito originalmente por Saulo Cruz
27/11/2009, 06h13

Algumas poucas gaivotas anunciam a chegada do novo dia. Ontem deixei de fazer a foto do amanhecer. O Sol já não é mais o mesmo. A explosão de vermelhos e laranjas anunciam a proximidade do astro-rei. Ele não surge na grandeza olímpica anterior. Está mais para uma moedinha de dez centavos incadescente. No dia que cheguei se apresentou vermelho como Marte, como Comunismo, como Coca Cola, como Paixão. E muito grande. o Sol, o motivo de nossa existência, (sejamos darwinistas ou cristãos), estava exuberante. Nunca deixe de fazer a foto que cria coceira no seu indicador.

Queria possuir o senso de luz do Seu Jorge. O mestre sabe a hora exata para poder fotografar qualquer coisa. Fez um ensaio de modelo, pra uma loja de roupas. As fotografias passam, ao olhar mais maduro, uma complexidade que só vejo nas fotos excelentemente bem produzidas pelo camarada Alessandro Dias. Mas não tem nada de equipamento, rebatedor, flashs, octo-boxes, giraffas, hazer-lights, assistentes ...nada nadinha. É só o olhar sensível ao melhor horário pra se produzir aquele tipo de pauta.

Ontem acompanhei pela manhã o treino dos nossos atletas. Começo pelas imagens pragmáticas e tento aprofundar para coisas mais plásticas, mais psicodélicas.

Aqui no Rio o suor escorre feito uma cascata pelas minhas costas. Como se me jogassem um balde d'água a cada trinta minutos. Mesmo não suando me sinto sentre úmido. É estranho para mim, um calango do cerrado. Mesmo assim evito ar-condicionado. Gosto de curtir o calorzinho. Como um bom heterotérmico que sou gosto do calor.

Mais tarde homenagem ao Daniel Dias, o menino de Ouro, Prata, Bronze, Titânio e Aço. Cidadão Honorário. "Ele é carioca, é carioca. Basta ver o jeitinho dele andar" (mesmo de perna nova). Estávamos eu, a repórter de São Conrado, a Gigi e sua mamãe, Dona Regina, além do Daniel, pra chegar na Câmara dos Vereadores. Daqui a pouco juntaram-se a nós o lendário Malafaia e o Extra-Sensorial Dr. Vital (o ex-presidente do CPB. Ele é cego. Mas possui uma acuidade visual digna das histórias em quadrinhos. Lembra o Demolidor - DareDevil, pros mais nerds).

Entre discursos automático-levanta-torcida-políticos, as palavras que se destacaram foram as do Dr. Vital com seu precioso otimismo. E o do lendário Malafaia, por três vezes aplaudido por conciliar mercado, pragmatismo, paraolímpicos e ascenção social. Grande locutor, fala aos nossos corações, com a marra carioca e do jeito que fala sempre com qualquer um, sem distinção.

Na volta piadinhas com narradores de futebol das tradicionais AMs e trocadilhos entre Jack Johnson e Jack Daniels. Eu ainda estou no Teacher`s. Vou chegar lá.

No retorno ao hotel, fomos os últimos a jantar. Graças ao camarada Adriano (o Batman, da dupla Daniel/Adriano) que segurou o buffet até chegarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua opinião. Obrigado.