terça-feira, 9 de setembro de 2014

A Cozinha Fotográfica 08.09.2014



A palestra ontem no Sindicato dos Jornalistas do DF apresentou dois opostos: a adrenalina e deslumbramento do André Borges contra o pragmatismo e o rigor técnico de Cleber Medeiros.

Duas visões diferentes da profissão da fotografia.

Talvez tenha sido com orgulho que o André nos contou que quase perdeu um olho durante uma cobertura das manifestações de junho, aqui em Brasília. Sem dúvida se encantou com a chance de estar diante de sua grande pauta: cobrir um jogo da Seleção Brasileira. E ver os três (!) lados da história: o de fora, o de dentro e o de cima do estádio (pegou carona de helicóptero).

Cleber Medeiros é professor de foto, sabe pra caraca. Tem diversos livros sobre o ofício, inclusive DVDs em que ensina diversas técnicas de iluminação. Explicou que, em cinema, é distinto o making off e o Still. O primeiro trata do registro das filmagens, câmeras, refletores, luzes, atores, equipe e muitos etecéteras. Enquanto que o segundo se concentra em simular um frame (de alta qualidade) da película (necessário auxílio do diretor de fotografia, o foquista e o câmera), ou seja, é um fragmento de uma cena.

Mais uma vez o SJDF dá grande oportunidade para aprender, conhecer os colegas e colocar a fotografia em um debate edificante!

Valeus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua opinião. Obrigado.