terça-feira, 16 de setembro de 2014

Leitores Digitais

Foto: Az/Flickr


Minha vida mudou após comprar um Kobo. Tinha resistência a ler em coisas digitais pq achava que não conseguiria me concentrar ou que precisava da "experiência analógica" da leitura (segurar o livro, ver a capa, passar páginas, etc). 

Carregar livros faz bem pra cabeça e mal pra coluna. Teria que seguir o critério da balança, nem sempre interessante, pra carregar as obras. Ao invés de levar o calhamaço de 460 páginas da Biografia do Freddie Mercury, teria de optar por "leituras leves" tipo as 135 páginas de "filosofia em 60 segundos" + 200 páginas de "Juliette Society" da Sasha Grey + algum daqueles tipo "Sartre em 90 Minutos" (geralmente bem magrinhos). E deixaria de lado OS GRANDES (tanto em sentido físico quanto intelectual). 

Dei uma chance aos pixels e valeu a pena.  Passei a ler muitas vezes mais. 

Com o kobo, tenho no bolso Paulo Francis, Slavoj Zizek, Charles Bukowski, John Reed, Marta Medeiros, Isabel Allende, Philip K. Dick, Isaac Asimov, Scott McLoud, Milan Kundera, Hannah Arendt e muitos outros.  

Uma coisa que não se fala: se você não lê livros, de forma habitual, não espere que uma plataforma mais descoladinha de leitura vá DESPERTAR o interesse. Você certamente continuará não lendo e carregará consigo mais um gadget legal pra mostrar pros seus amigos.

O melhor momento para adquirir um leitor digital é agora. As editoras engatinham nesse mercado e disponibilizam muitas publicações para se ter um "gostinho" do que é a leitura digital. Encontra-se muita coisa de graça (e legal) aqui na web. É certo que daqui a pouco a caça às bruxas vai recomeçar (talvez a la Fahrenheit 451), do jeito que foi o debate sobre o  Napster. Mas até lá a sua biblioteca já estará muito rica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua opinião. Obrigado.