quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Como As Paralimpíadas de Pequim Mudaram Minha Vida - parte 1


Quando recebi o convite de fazer uma pequena palestra através do projeto do Ossobuco tive vontade de falar sobre as FotoTiras, meus quadrinhos sobre fotografia.

Mas aí eles me pediram pra encaixar uma história dentro da estrutura narrativa do mono-mito ou "A Jornada do Herói".

E o que é "A Jornada do Herói?"

É uma história que segue determinadas "chaves" para ser contada:

1 - O herói, uma pessoa comum, é levado a sair de sua cabana ou castelo cotidiano. É atraído/levado ou se dirige voluntariamente.

(exemplo: a necessidade de água no povoado, a resolução de um enigma, um resgate de honra, o reconhecimento de um problema, predestinação, consanguíneo divino, etc)

2 - Limiar da aventura. Alí encontra uma presença sombria que guarda a passagem. O herói pode derrotar/fazer um acordo com essa força e penetrar no reino do desconhecido

(exemplo: rompimento com os costumes de sua sociedade, batalha com o dragão, oferenda, encantamento, as tentações de Satanás sobre Jesus nos quarenta dias no deserto, etc.)

2.1 - onde o herói pode, também, ser morto para adentrar nessa outra dimensão

(exemplo: o julgamento de João Grilo no céu, em O Auto da Compadecida)

3 - Além do limiar: o herói inicia uma jornada por um mundo de forças desconhecidas e, apesar disso, estranhamente íntimas

(exemplo: quando Jonas penetra no ventre da Baleia e encontra outros seres vivendo lá dentro, o aprendiz de feiticeiro que descobre o que há por trás dos rituais perpetuados por séculos cuja sociedade que os executa esqueceu seus sentidos, o estudante de publicidade que reconhece os símbolos linguísticos e fórmulas de vendas para quaisquer produtos, etc)

4 - O mentor ou o auxílio mágico.

(exemplo: Obi Wan Kenobi, numa primeira fase e o mestre Yoda em outra, para Luke Skywalker; O Espírito Santo para José e Maria; O martelo de Odin para Thor; A ajuda divina de Zeus para Hércules; o ungüento que protegerá os argonautas contra o calor do dragão de metal que cospe fogo; o cajado de Moisés, etc)

5 - A chegada ao paraíso/nirvana/conquista da consciência livre/a descoberta do tesouro/recompensa/conquista da noiva prometida/divinização/apoteose

(exemplo: casamento sagrado com a deusa/deus; a iluminação de Buda debaixo da árvore sagrada; ressureição de Jesus; o personagem do jogo de God of War para Playstation 2, Kratos, se torna o novo deus da guerra; )

6 - O retorno. Se as forças abençoaram o herói agora ele retorna sob sua proteção (como um emissário).

(exemplo: Jesus, após desaparecer de seu túmulo, vai encontrar seus discípulos; Buda, após os 7 dias de meditação debaixo da árvore sagrada resolve viajar por toda a Ìndia para divulgar o darma; etc)

6.1- Se as forças se tiverem mantido hostis ao herói - pelo roubo, por parte dele, da benção que foi buscar - é o grande momento hollywoodiano das explosões dos efeitos especiais. O retorno se transforma em uma fuga de transformação da nova realidade, perseguição ao herói.

(exemplo: A destruição dos santuários sagrados em Indiana Jones e o Templo da Perdição; A erupção da Estrela da Morte em Guerra nas Estrelas; a fuga do Olimpo de Prometeus portando o fogo dos deuses; etc  )

7 -  No limiar do retorno as forças transformadoras devem ficar para trás. O herói reemerge do reino do terror. A benção/verdade/elixir que ele traz consigo restaura o mundo. São reunidos - através do mito - ética e valores morais estipulados para a convivência harmônica da sociedade - Bíblia, Torá, Tripitaka, Vedas ou textos de tradição oral, etc.)

(o estudante do interior que foi para a cidade grande, estudou e trouxe a solução para os problemas de sua comunidade; construção do cristianismo e outras religiões; fundação da sociedade, etc;)

um pequeno parêntese sobre o retorno:

(Compreensão do Proselitismo 

O primeiro problema do herói que retorna consiste em aceitar como real, depois de ter passado por uma experiência de visão da completeza, que traz satisfação à alma, as alegrias e tristezas passageiras, as banalidades e ruidosas obscenidades da vida. Por que voltar a um mundo desses? Por que tentar tornar plausível, ou mesmo interessante, a homens e mulheres consumidos pela paixão, a experiência da bem aventurança transcedental?

Cada um tem a sua verdade e é perfeitamente natural a tentativa de se "convencer" o próximo que o seu "Reino dos Céus" é o melhor e mais correto que existe. Todo mundo tem suas epifanias particulares e fala disso com bastante entusiasmo. Só é um saco quando você está dentro do ônibus sem ter para onde correr... )

#ENFIM

Decidi falar então sobre minha viagem de 2008 pra China. Descrever como as paralimpíadas de pequim mudaram minha vida. E, como esse texto aqui ficou grande demais pra cá pra web, a próxima parte é a minha "jornada do herói".

See ya!! 


PS: o livro que conta - certinho - esses conceitos, é O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell. Mais um que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua opinião. Obrigado.