domingo, 21 de junho de 2015

Nossa Vida e a Mitologia

Quando a gente pensa em mitologia logo aparecem os deuses gregos com suas paixões, fúrias e poderes em pinturas e esculturas deslumbrantes. Os desafios dos heróis ajudados ou atrapalhados por seres extra-humanos.
A mitologia é pop, está em todos os lugares. Quem não lembra do clássico sessãodatardiano "Fúria de Titãs" com seus bonequinhos de stopmotion? A Disney com seus desenhos do Hércules (bonitos e positivos). Onze entre dez nerds recitam Guerra nas Estrelas como mantras existenciais (cujo cenário muda do Olimpo para mundos alienígenas mas a estrutura da história permanece igual aos contos gregos).

Tudo muito bonito. Mas se for pegar no original deixam de ser historinhas pra criança.

Seguem alguns mitos que podemos aplicar no dia a dia, hoje, ontem, amanhã e sempre. Pq os mitos são eternos e universais, explicam a alma humana através de símbolos cuja programação está em nossos mais íntimos desejos e vontades. Antes mesmo de nosso nascimento, a coisa já está lá, gravada em nosso chassi cerebral.

nota 1 de 5: sem teorias da conspiração, galerinha. É Carl Jung & Joseph Campbell & física quântica & matemática abstrata & neurologia da pesada, gente!!

nota 2 de 5: os livros reunidos na Bíblia são também bastante assustadores, pois tratam-se - assim como os compêndios mitológicos gregos, anglo-saxônicos, pré-colombianos, etc, etc - de guias de virtudes, ética e moral apresentados sob forma de histórias de dúvida, violência, destruição, inveja e tantos sentimentos que todos nós temos vergonha de assumir mas enfrentamos todos os dias.

nota 3 de 5: rá!! Exceção perene: a Dad Squarisi faz uma tradução fascinante desse universo de paletas adultas para cores infantis

Então vamos lá:

#Ulisses e a Arrogância

Ulisses é a representação do herói maduro. Idoso, que precisa usar de inteligência e estratégia pra passar pelos obstáculos. Depois que bolou o Cavalo de Tróia e venceu a guerra, se sentiu foda demais. O MÁXIMO. Tanto é que afirmou que não precisava mais dos deuses.

nota 4 de 5: os seres do Olimpo representam os poderes da natureza, as leis da física, o movimento dos astros, as dimensões existentes. Ou seja, não é legal ir de encontro às leis do universo. É como se eu quisesse, teimoso, me manter jovem para sempre. Isso não existe, serei punido - ou terei uma grande decepção - em enfrentar algo cujo poder está além de qualquer possibilidade humana: o tempo.

Poseidon, o Deus dos Mares, soube dessa malcriação do Ulisses. E deu seus pulinhos para que o retorno de Ulisses, através de seus domínios, fosse o mais "agradável" possível... he he he


#Ulisses e a Procrastinação

Com Poiseidon em seu encalço, Ulisses pegou uma onda sinistra e naufragou numa ilha onde havia a ninfa Calypso que o seduziu.
A vidinha na ilha era até bacana. Com um bosque lindo, cheio de comidas gostosas + uma garota bonita lhe paparicando, Ulisses foi ficando, ficando ficando ... e quando viu passaram-se muitos anos.

Somente quando se lembrou quem era, seu destino, sua esposa, seu filho e sua pátria que Ulisses decidiu sair daquela "zona de conforto".

Hoje temos tantas coisas divertidas - "mercado do entretenimento" - que nos tomam horas e horas e dias e dias e anos e anos de nossas vidas. Mergulhamos fundo nessas coisas. Parece bom porque um dia após o outro nos dá a ilusão da eternidade. E ninguém sabe quando vai morrer. Pode ser no mês que vem ou daqui à duas ou três horas.

Aí o Ulisses aprendeu a lição e ficou esperto pro próximo perigo, quando sabia que encontraria as sereias.

nota 5 de 5: as sereias são a representação da perfeição material. Através do canto nos encantam. Vamos como moscas em direção às lâmpadas incandescentes.

Ele se amarrou no mastro de seu navio para resistir ao canto das sereias. Sabia que iria fraquejar. Aqui o mastro significa princípios, elevação moral. A melodia das sereias pode ser dinheiro, vício ou qualquer coisa que a gente mente que é descolada e justifica como coisa boa, quando é, na verdade, uma merda que nos atrasa a vida.

#Ciclo do Rei Arthur & Feminismo

Gawain era um dos mais gatinhos da Távola Redonda e também dispunha do prestígio de ser sobrinho do Rei Arthur. Certo dia foi desafiado por Ragnel, uma bruxa horrível de feia, com uma profecia nas mãos: o reino de seu tio iria acabar. Mas havia um jeito de desfazer esse destino se

A) Ele respondesse à pergunta O QUE A MULHER + DESEJA NO MUNDO?
B) Ele se casasse com ela.

O lance foi que o cavaleiro não achou a resposta e teve que se casar com a megera. Todos no reino lamentavam o matrimônio mais estranho que haviam presenciado. Na noite de núpcias, Gawain seguiu triste para o quarto onde sua esposa repousava. Abriu a porta e teve uma surpresa: lá estava uma gatinha muito gata.

- o que aconteceu com Ragnel? perguntou Gawain se segurando em seu robe de núpcias.
- Eu sou Ragnel, disse ela. A jovem respondeu-lhe com um sorriso doce, que, como ele havia se mostrado honrado, metade do tempo ela se apresentaria com um aspecto horrível e a outra metade com aspecto de donzela. Essa é sua maldição. E depois perguntou:

- Qual você prefere para o dia e qual você quer para a noite?

Gawain pensou: "eu poderia ter uma jovem adorável durante o dia, para exibir a meus amigos e, à noite, na privacidade de meu quarto, uma bruxa espantosa. Ou ter uma bruxa de dia e uma linda mulher nos momentos íntimos".
E disse:

- Aceitei-me casar contigo pela maneira que você é. Portanto, acatarei sua decisão. Você deve escolher por si mesma.

Nesse momento - PLIM !!! - o encanto se quebrou e Ragnel seria linda de dia e de noite.

Pq o que todas as mulheres desejam é a emancipação, a soberania sobre sí.


* * *

Palestra COMO VIVER O MITO da Professora Renata Peluso, da Nova Acrópole, 20/06/2015


interpretação livre de minha parte. :-)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua opinião. Obrigado.